Depois de um dia repleto de paradas belíssimas e cheias de aprendizado e degustações, chegamos ao momento de nossa última parada do dia, que contava com mais aprendizado e degustação. Só que dessa vez não foi de aperitivos, mas, sim, de deliciosas bebidas.
Um pouco da história Vinícola Peterlongo
A Vinícola Peterlongo começou a produção do primeiro champanhe brasileiro em 1913. Ou seja, ela já conta com mais de 100 anos de história que tem episódios marcantes como ser a pioneira a empregar mão de obra feminina e ser referência no cenário da vitivinícola nacional. Atualmente, a marca é a segunda maior exportadora do segmento.
Visita guiada
Assim que nosso ônibus chegou a Vinícola Peterlongo, nos deparamos com uma construção tão bonita que nos lembrava um pequeno castelo.
Nessa entrada fomos recepcionadas pelo sommelier João Ferreira que neste dia estava com a voz um pouco debilitada, o que não impediu que ele nos acompanhasse durante todo o tour guiado e explicasse todo o processo de fabricação do champanhe.
O início do tour foi marcado pelo clericot de boas vindas. Já nesse momento, começamos a conhece um pouco da história da vinícola que já contamos em parte lá em cima.
Depois desse momento, fomos em direção a cave. A cave da Vinícola Peterlongo é a primeira cave subterrânea do Brasil. Para a sua construção foi necessário muito estudo já que ela não conta com energia elétrica para o resfriamento e cada ambiente desse imenso espaço tem uma temperatura especifica a necessidade da produção.
Essa diferença de temperatura foi bastante percebida por nós a medida em que íamos mudando de ambiente ao longo do tour. Já que este foi dividido em algumas etapas em contava com muitas explicações.
Ao longo da visita nos tivemos paradas nos tanques de fermentação, nas pipas de madeiras e finalizamos na área do museu onde pudemos ver os rótulos de ouro que eram usados para os produtos mais nobres da empresa.
Nosso tour se encerrou na sala de degustação onde pudemos experimentar quatro dos melhores rótulos da marca repleta de boas informações. Nesse momento, o João nos explicava sobre como apreciar e harmonizar a bebida.
O que nós podemos dizer dessa visita guiada?! Ela foi uma das melhores que tivemos até hoje. Olha que já participamos de algumas visitas desse tipo. Nós achamos que o Sommelier era muito simpático e contava muitos detalhes interessantes ao longo da visita.
Se depois de degustar alguns dos melhores rótulos da Peterlongo você quiser apreciar alguns deles na sua casa, a vinícola conta com uma lojinha no local à disposição.
Quer realizar uma visita?!
A vinícola Peterlongo se localiza em Garibaldi, conhecida como capital do champanhe no Brasil, na Rua Manoel Peterlongo, 216. O tour pode ser feito, diariamente, das 9h às 16h e está disponível a todos os interessados. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (54) 3462-1355 ou do e-mail eventos@peterlongo.com.br.
* O blog Por aí e Por aqui fez a essa visita guiada como cortesia devido a nossa participação no #TchÊncontro. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho do hotel.*
Que tal seguir a gente no Instagram tem muitas fotos rolando por lá!
Viagem realizada em Julho de 2015.
LEIA MAIS:
Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Casa Erva Mate
Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Casa Ângelo Restaurante
Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves – Salumeria Caminhos de Pedra